Comissão da Câmara discute segurança para a Copa do Mundo – Andre von Zuben

Comissão da Câmara discute segurança para a Copa do Mundo

Comissão da Câmara discute segurança para a Copa do Mundo

Em reunião nesta quarta-feira (12/03) da Comissão de Segurança Pública, o vereador André von Zuben, que é membro da comissão, propôs reforço de mais efetivo da Polícia Militar em Campinas no período da Copa, já que a cidade irá abrigar duas seleções: Nigéria e Portugal, além do impacto do Aeroporto de Viracopos, que irá receber gente do mundo todo e será um hub regional de voos para as cidades sedes da Copa.

A comissão discutiu as ações que serão adotadas em Campinas durante a Copa do Mundo, que tem início no dia 12 de junho. No encontro, o secretário municipal de Segurança, Luiz Augusto Baggio, apresentou o planejamento para garantir a tranquilidade de atletas e turistas que estarão na cidade.

Na reunião, o secretário Baggio também anunciou que a Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp) e o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) deverão trabalhar em conjunto durante os jogos mundiais. As duas instituições deverão compartilhar tecnologia e informações. “Essa integração vai proporcionar agilidade e ampliar as chances de sucesso nas operações de prevenção e combate ao crime ou a intervenção em conflitos”, disse.

Para escolher Campinas, o Comitê Organizador Local (COL) avaliou 403 municípios candidatos em 25 estados, além do Distrito Federal. Aqui, o elenco de Portugal treinará no Estádio Moisés Lucarelli e ficará hospedado no Hotel The Palms. A delegação da Nigéria fará seus treinamentos no Brinco de Ouro da Princesa e estará hospedada no Vitória Hotel Concept. Além de torcedores, jornalistas de diversos países estarão aqui, para acompanhar Cristiano Ronaldo, considerado melhor jogador do planeta.
Outra preocupação do Secretário são as chamadas “fan-fest”, com exibições públicas do jogos e que deverão reunir muita gente. “Vamos ter uma dessas na Arautos da Paz e acreditamos que haverá grandes aglomerações. E essas coisas a gente sabe como começa, mas nunca como termina”, avisou.

O secretário municipal de Segurança disse ainda que espera contar com os 100 novos guardas municipais aprovados em concurso no ano passado e que estão à espera para ocupação do cargo. “Muito provavelmente eles não estarão prontos para o trabalho de patrulhamento e escolta, pois ainda não estão com o ciclo de treinamento completo, mas esperamos já contar com eles neste período”, reforçou.

CENTRO INTEGRADO

No dia 13 de fevereiro, o prefeito Jonas Donizette (PSB) apresentou as questões referentes à segurança da Copa do Mundo em Campinas. No dia, desafios foram lançados pela própria Administração: efetivação das escoltas das seleções portuguesa e nigeriana; da segurança no treinos abertos ao público e exibições públicas; programação de atividades culturais na cidade para os turistas, além do fluxo dos mesmos no município; coordenação do fluxo nas rodovias quer cortam a cidade; integração dos serviços de inteligência municipal, estadual e federal; e atenção ao Aeroporto Internacional de Viracopos.

 

Na reunião, que incluiu representantes de diversas áreas da Segurança – como a Guarda Municipal (GM), as polícias Federal, Civil e Militar e o Exército – foi criado o Centro Integrado de Comando e Controle. Através dele, se organizarão as ações de segurança de acordo com as premissas enviadas pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do governo federal, a todas as sedes e cidades que terão alguma ligação com o decorrer do torneio.