Vereador André propõe apuração paralela do Ministério Público sobre as chacinas em Campinas – Andre von Zuben

Vereador André propõe apuração paralela do Ministério Público sobre as chacinas em Campinas

Vereador André propõe apuração paralela do Ministério Público sobre as chacinas em Campinas

Vereador André propõe apuração paralela do Ministério Público sobre as chacinas em Campinas

Em reunião extraordinária da Comissão de Segurança Pública da Câmara de Campinas nesta quarta-feira (8), o vereador André von Zuben, membro da comissão, propôs que o Ministério Público Estadual (MP) investigue a chacina ocorrida em Campinas na noite de domingo, com uma apuração paralela. Entre outras ações, a comissão cobrou a Polícia Civil da participação da Câmara Municipal nas apurações, além de entregar um documento com sete reivindicações que cobram do Estado um plano de ação efetiva na área de segurança para Campinas.

A reunião contou com a presença do secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio, e do diretor da Central Integrada de Monitoramento (CIMCamp), Nelson Cayres. Segundo o secretário Baggio, a repercussão das chacinas foi negativa para o município, com noticiário até no Exterior.

Para o vereador André von Zuben, as medidas até agora tomadas na busca da solução da autoria das chacinas são louváveis e devem ser mantidas e ampliadas. “Entretanto, este crime não foi uma ação comum. Ele é ligado ao crime organizado, tenha este partido de onde for – se da polícia ou de bandidos. Por isso, não adianta tomarmos medidas de investigação iguais a de um latrocínio ou de um furto”, disse o vereador.

Alguns vereadores manifestaram que o governo estadual trata de forma tímida a questão da segurança pública no município.

Segundo André, “a Câmara tem de ficar no pé das autoridades para que nada fique sem solução. Além disso, vamos oficiar ao Ministério Público para que ele participe das investigações não só com o acompanhamento dos elementos legais, mas que use o seu poder de investigação além dos dados oficiais”.

O documento com os 7 pontos (texto abaixo) foi entregue ao secretário municipal Luiz Augusto Baggio, e será encaminhado ainda este mês ao Governo do Estado.