CPqD participa de reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia – Andre von Zuben

CPqD participa de reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia

CPqD participa de reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia

Presidida pelo vereador André von Zuben, a Comissão de Ciência e Tecnologia, irá receber representantes do CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, na próxima reunião desta comissão, a ser realizada nesta terça-feira (01/04), às 10h da manhã, no plenarinho da Câmara Municipal de Campinas. Estão confirmadas as presenças do Vice-Presidente de Tecnologia do CpqD, Claudio Violato, do Vice-Presidente Comercial, José Eduardo Azarite e do Diretor da Diretoria de Redes Convergentes, Paulo Roberto Cabestré.

Localizado na cidade de Campinas, o CPqD é um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento em telecomunicações e TI (tecnologia da informação) da América Latina. O CPqD atua na pesquisa, desenvolvimento e suporte de diversos setores e seu portfólio está alinhado com os temas de maior repercussão da atualidade: banda larga, nas telecomunicações; smart grid, no setor elétrico; banco do futuro, no setor financeiro; cidades inteligentes e defesa & segurança, na gestão pública.

Mesclam-se a esses questões que tomaram lugar definitivo no dia a dia das pessoas e das corporações: a mobilidade, a segurança da informação e comunicação e a responsabilidade socioambiental. As soluções providas pelo CPqD estão presentes, além do Brasil, em diversos países da América Latina, nos Estados Unidos, em Angola e na Europa. Sua atuação internacional é estabelecida por meio de alianças estratégicas com representantes comerciais locais.

O intuito é conhecer melhor a atuação do CpqD e ouvir as contribuições da entidade para o desenvolvimento planejado do setor em Campinas.

André tem se empenhado bastante e vem realizando uma construção participativa com toda a cadeia que envolve a área: prefeitura, empresários, institutos de pesquisa, universidades e trabalhadores. A Comissão ouviu em 2013 diversas entidades, entre elas, a Fundação Fórum Campinas, Ciatec, IMA, Softex Campinas, Associação Campinas Startups.

“Estamos realizando uma série de debates, visitas e atividades com a finalidade de trabalhar o Plano Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação para resgatar essa vocação da cidade”, enfatizou. Em 2014, o vereador priorizou ouvir os demais membros do recém instalado Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, que ainda não estiveram na Comissão. No mês de março, a comissão ouviu o CNPEM e em abril, recebe o CPqD.

Além do vereador André von Zuben, integram a Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia os vereadores Jorge da Farmácia (PSDB), Antonio Flôres (PSB), Vinicius Gratti (PSD) e Zé Carlos (PMDB).

O vereador André Von Zuben é autor do projeto de lei que cria a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, além de ter ajudadona criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e integrou o grupo responsável pela elaboração do Plano Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação para Campinas.