Comissão de Ciência e Tecnologia se reúne com Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp – Andre von Zuben

Comissão de Ciência e Tecnologia se reúne com Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp

Comissão de Ciência e Tecnologia se reúne com Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp

Presidida pelo vereador André von Zuben, a Comissão de Ciência e Tecnologia recebe a Pró-Reitora de Pesquisa da Unicamp, Gláucia Maria Pastore, na próxima reunião ordinária, a ser realizada no dia 13 de maio, às 10h da manhã, no plenarinho da Câmara Municipal de Campinas.

A Unicamp será a próxima instituição a participar da reunião da Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia, que é realizada mensalmente. O intuito é aproximar os trabalhos do legislativo de todo o ecossistema de ciência e tecnologia e assim apoiar o desenvolvimento do setor em Campinas. Com o incentivo do vereador André von Zuben, o futuro da política de ciência, tecnologia e inovação para Campinas está sendo planejado pelos próximos dez anos, de forma que seja um plano da cidade e que permaneça para além da gestão atual.

A Pró-Reitoria de Pequisa tem a missão de estabelecer, em conjunto com o Reitor e o Conselho Universitário, a política científica da Unicamp, incentivando ações e implementando as condições necessárias para que a pesquisa desenvolvida na Universidade, em todas as áreas do conhecimento, esteja sempre no mais alto patamar de qualidade e inovação, tanto no plano nacional, quanto internacional, colaborando para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do Brasil. Gláucia irá fazer uma breve apresentação da instituição, falando também sobre seus projetos na área de ciência e tecnologia e desafios, bem como, trará contribuições para o município melhorar neste setor.

Além do vereador André von Zuben, integram a Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia os vereadores Jorge da Farmácia (PSDB), Antonio Flôres (PSB), Vinicius Gratti (PSD) e Zé Carlos (PMDB).

Como o vereador é presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, ele tem se empenhado para promover o setor e vem realizando uma construção participativa com todos os envolvidos no segmento: prefeitura, empresários, institutos de pesquisa, universidades e trabalhadores da área. Em 2013 realizou um trabalho intenso de articulação e propôs ao setor a elaboração do Plano Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, cujo planejamento está sendo conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo da Prefeitura de Campinas.

 

Conheça algumas iniciativas do vereador nesta área:

– É autor do projeto de lei que cria a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
– Ajudou na criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação
– Propôs a elaboração do Plano Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação para Campinas, que no dia 28 de março de 2014, foi estruturado em um seminário de planejamento estratégico. Ao todo, mais de 50 lideranças do segmento participaram do evento que discutiu o futuro das políticas de ciência, tecnologia e inovação para o município, bem como as metas a serem atingidas para tornar o município referência mundial em inovação.
O resultado do seminário vai virar um documento oficial e será publicado em um livro. A ideia é que o livro seja referência para a política de Ciência e Tecnologia até 2025.

 

Sobre a Pró-Reitora de Pesquisa – Dra. Gláucia Maria Pastore

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; mestre em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp; especialização pela Osaka Municipal Research Center, no Japão, em Enzyme Technology; doutora em Ciências de Alimentos (FEA) pela Unicamp; pós-doutorado pela Ohio State University, OSU, Columbus, nos Estados Unidos.
Professora titular de Bioquímica de Alimentos na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), ministra disciplinas de graduação da área de Bioquímica de Alimentos e Biotecnologia Aplicada aos Alimentos, além de duas disciplinas na pós-graduação como responsável no Programa de Ciência de Alimentos.

Publicou 134 artigos em periódicos especializados e 239 trabalhos em anais de eventos. Possui 22 capítulos de livros e três livros publicados. Possui seis patentes tecnológicas. Participou de mais de 30 eventos no exterior e 150 no Brasil. Organizou 24 eventos no Brasil, sendo presidente do Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos, criado em 1995. Foi presidente do World Congresso of Food Science and Biotecnhnology e do Journal of Food Science, de 2005 a 2007.

Além de ser uma especialista renomada na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, recebeu o Prêmio Capes de Teses por duas vezes, em 2007 e 2010 e o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz por duas vezes, em 2001 e 2009. Presidiu a Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos – SBCTA (2007-2008) e hoje é Presidente da ALACCTA (Associação Latino Americana e do Caribe de Ciência e Tecnologia de Alimentos). Em 2010, foi homenageada pela Câmara Municipal de Campinas com Diploma ao Mérito “Dr. José Emanuel Teixeira de Camargo”, pelos relevantes serviços prestados no campo da Ciência e Tecnologia, no município de Campinas.