Campinas elabora Plano Municipal de Ciência e Tecnologia – Andre von Zuben

Campinas elabora Plano Municipal de Ciência e Tecnologia

Campinas elabora Plano Municipal de Ciência e Tecnologia

Conhecida como o “Vale do Silício brasileiro”, Campinas será a primeira cidade do país a realizar um “Planejamento Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação”, que irá ocorrer nesta sexta-feira, dia 28 de março, das 8h30 às 17h54, na Universidade Mackenzie e irá reunir os principais representantes do setor.

Ao todo, mais de 50 lideranças do segmento participarão do evento, que vai discutir o futuro das políticas de Ciência e Tecnologia (C&T), pensando no ano de 2025, bem como as metas a serem atingidas para tornar o município referência mundial em inovação. Com um trabalho intenso de articulação, o vereador André von Zuben se envolveu ativamente em 2013, a frente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Campinas e propôs ao setor a elaboração do Plano Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que agora está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, e assumido pela Prefeitura que terá um papel indultor. “André entusiasticamente abraçou a causa e teve um papel articulador e decisivo para este alinhamento entre iniciativas e instituições”, disse o Secretário Samuel Ribeiro Rossilhodurante a reunião preparatório e de análise Swot, no último dia 21 de março, que servirá para embasar o planejamento.

O objetivo é traçar um plano de C&T que servirá de alicerce para todos os projetos de desenvolvimento científico e tecnológico na cidade para os próximos 10 anos. Os debates serão realizados entre membros da sociedade civil, poder público e representantes de universidades e institutos de pesquisas.

Como o vereador é presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, ele tem se empenhado bastante e vem realizando uma construção participativa com toda a cadeia que envolve o setor: prefeitura, empresários, institutos de pesquisa, universidades e trabalhadores da área.

Em 2013, o município já estruturou diversas ações em ciência e tecnologia, como o oferecimento de cursos de capacitação em gestão da inovação para empresários, a aceleradora municipal de empresas, o prêmio startup campinas e a semana de ciência e tecnologia.

A ideia deste debate inédito é expandir as ações locais de política pública, envolvendo atores do ecossistema de empreendedorismo e inovação do município.

Conheça algumas iniciativas do vereador nesta área:
– É autor do projeto de lei que cria a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
– Ajudou na criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação
– Propôs a elaboração do Plano Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação para Campinas


Programação:
Abertura: 8h30 – 9h
Apresentação da metodologia: 9h – 10h
Apresentação da matriz SWOT para Campinas: Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades para a Cidade – Dr. Carlos Passos, Vice-Presidente da Fundação Fórum Campinas
Apresentação da metodologia de trabalho de planejamento estratégico de ciência e tecnologia – Luciano Assis, professor da Universidade Mackenzie; Mariana Savedra Pfitzner, diretora de Desenvolvimento Econômico e Andrea Santos de Deus, assessora técnica.
Coffee-break: 10h – 10h15
Início dos trabalhos: 10h15 – 13h
Reunião em grupos para definição dos futuros dos eixos estruturantes (Parte 1)
Almoço: 13h – 14h30
Retorno dos trabalhos: 14h30 – 16h30
Reunião em grupos para definição dos futuros dos eixos estruturantes (Parte 2)
Coffee-break: 16h30 – 16h45
Plenária dos grupos: 16h45 – 17h45
Apresentação de resultados e encerramento dos trabalhos